sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Características das orcas
As orcas são fáceis de reconhecer visualmente. Todo o seu corpo é preto, à excepção da sua pare inferior que é branca, tal como uma pequena bola oval sensivelmente acima do olho. Esta característica, por sua vez, serve para distrair um possível predador da posição real dos olhos, dando-lhes assim mais segurança às orcas.
Esta coloração é utilizada para camuflar-se e é conhecida como camuflagem interrompida, visto que da mesma forma que as zebras riscadas, as cores confundem a sua presa.
Graças a esta cor, ouros animais não vêm as orcas como um predador em potência. Alias, as manchas ovais de cor brancas podem dar a impressão que a orca é um adversário muito maior.
Tal como os pais dos golfinhos e das baleias, as orcas utilizam a ecolocalização para orientarem-se, navegarem e localizar a sua presa no mar sem ter que utilizar a visão.
O cérebro destes mamíferos está completamente desenvolvido. A capacidade de inteligência das orcas é uma das maiores do reino animal. Isto é mostrado pelo seu comportamento social e nas suas relações familiares, assim como na sua aprendizagem e comunicação.
As orcas são os únicos golfinhos que mostram um dimorfismo sexual, pois é mais fácil distinguir o sexo destes golfinhos. A barbatana dorsal no macho mede até 6 pés de largura e a da fêmea apenas mede 3 pés. Alias, a barbatana da fêmea é curva como o dos outros golfinhos, enquanto a dos machos é mais recta.
Os machos podem chegar a media de 22 a 27 pés de comprimento, uns 7 ou 9 metros e normalmente pesam entre 4 a 6 toneladas. Conforme o macho se torna adulto, aumenta o seu peso e as suas barbatanas peitorais, a sua barbatana dorsal e os extremos da cauda se tornam maiores do que a das fêmeas. Nas fêmeas, o normal é que estejam entre os 5 e os 7 metros de comprimento, e um peso entre as 2 a 4 toneladas.
No caso das orcas, a barbatana dorsal actual como um remo, ajudando a estabilizar enquanto nada. Esta mesma barbatana nos machos adultos é alta e triangular. Nas fêmeas, a barbatana dorsal é mais pequena e regra geral está curvada até atrás.
Da mesma forma que se passa com as barbatanas peitorais e os extremos da cauda, as suas artérias estão rodeadas de veias, o que ajuda a manter a temperatura do corpo estável. O tamanho e forma das áreas brancas e cinzentas podem variar segundo a área por onde provém.Características das orcas


Nenhum comentário:

Postar um comentário